Drogas e imprensa: debate marca lançamento do Guia sobre drogas para jornalistas

O Guia foi lançado pela Plataforma Brasileira de Política de Drogas e levanta debate sobre a cobertura jornalísticas sobre o tema

 O Guia sobre drogas para jornalistas lançado pela Plataforma Brasileira de Política de Drogas (PBPD), em parceria com o IBCCrim e a Catalize, trouxe como proposta difundir o debate plural sobre a guerra às drogas.

O evento de lançamento aconteceu no dia 1 de fevereiro na Livraria Tapera Taperá, onde ocorreu o debate sobre “Drogas, imprensa e carnaval”, além da distribuição gratuita do Guia. O debate contou com a participação de Luiz Guilherme Paiva, e x-secretário Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad-MJ), Maria Angélica Comis, psicóloga e coordenadora do Centro de Convivência É de Lei, Marina Atoji, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e Maurício Fiore, antropólogo e coordenador científico da PBPD.

Harumi Visconti, coordenadora do projeto e da comunicação da PBPD, abriu a mesa de debate falando sobre a construção do material. “A gente resolveu criar um material que fosse um instrumento útil de apuração da pauta sobre drogas”, falou Harumi, ao contar o principal objetivo do Guia.

capa do guia sobre drogas para jornalistas, o fundo é branco e há vários ícones, como bebidas, pílulas e outros em vermelhoA proposta do debate ligado ao tema do carnaval, período em que o uso e a venda de drogas estão em pauta na mídia, foi criar uma discussão mais aprofundada e fugir da crítica básica de que a “mídia cobre mal” o assunto, comentou Harumi durante sua fala.

O debate se deu em forma de entrevista, conduzida por Marina Atoji, e logo após foi aberto espaço para perguntas e posicionamentos do público. Temas como a cobertura jornalística sobre a guerra às drogas, enfoque da cobertura e também a polemização em torno de drogas específicas foram citados pelos convidados e pelas convidadas.

Um dos caminhos percorridos durante as falas foi o questionamento sobre o que está virando notícia nos veículos, como é o direcionamento das pautas apuradas e possíveis soluções para sobrepor pautas de senso comum.

Além do Guia sobre drogas para jornalistas, a PBPD também está promovendo a campanha “Rolê sem vacilo” durante o carnaval, realizada em parceria com o É de Lei, o projeto Drogas: Reduzir Danos e a produtora de eventos culturais Pipoca. A campanha traz práticas e políticas de saúde pública que visam a redução de danos relacionados ao uso de drogas.

O material da campanha e o Guia estão disponíveis on-line para download e o acesso é gratuito. A cobertura completa em vídeo do debate sobre “Drogas, carnaval e impressa” está disponível na página da Livraria Tapera Taperá.

Compartilhe

fev 7, 2018 | Noticias | 0 Comentários

Posts relacionados

ITTC - Instituto Terra, Trabalho e Cidadania
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.