Série de eventos possui o objetivo de conscientizar os atores de justiça e a sociedade civil quanto à invisibilidade de gênero nos processos criminais
O Instituto Terra, Trabalho e Cidadania – ITTC lança o Ciclo de Debates #MulhereSemPrisao, a fim de aprofundar os principais tópicos do relatório homônimo em encontros mensais e temáticos, realizados na livraria Tapera Taperá, no centro de São Paulo.
O relatório #MulhereSemPrisao, produzido pelo programa Justiça Sem Muros, do ITTC, durante os dois últimos anos, analisa o sistema prisional e seus mecanismos sob a perspectiva de gênero. A pesquisa revelou que o silenciamento histórico imposto às mulheres é reproduzido também pela justiça, que ignora as questões de gênero e mecanismos legais específicos na sua atuação.
O primeiro debate com data para o dia 11 de abril, possui como tema Sistema de Justiça e Gênero, e contará com a presença de Surrailly Youssef, pesquisadora do ITTC, Gustavo Costa, promotor de justiça e membro do coletivo Transforma MP, e Maíra Diniz, defensora pública responsável pela Divisão de Apoio ao Atendimento do Preso Provisório da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.
O Ciclo ainda abordará o tema Mulheres com deficiência e idosas na prisão, com data marcada para o dia 09 de maio, e encerrará suas atividades com o tema Possibilidades e limites das alternativas para combater o encarceramento de mulheres, no dia 06 de junho. Todos os eventos terão início às 18h e possuem entrada gratuita.
Para acessar o relatório clique AQUI.
Para mais informações: comunica@ittc.org.br
Sobre:
Ciclo de Debates: #MulhereSemPrisao
Onde: Livraria Tapera Taperá – Av. São Luiz, 187, 2o andar, loja 29 – Galeria Metrópole – São Paulo