ITTC conduz roda de conversa sobre política de drogas no CAEMI

No dia 27 de setembro, as equipes dos projetos Migrantes Egressas e Gênero e Drogas, do Instituto Terra Trabalho e Cidadania (ITTC), conduziram uma roda de conversa no Centro de Acolhida Especial para Mulheres Imigrantes (CAEMI).

O evento, organizado pelo CAEMI, foi o primeiro de um ciclo de palestras sobre direitos humanos, realizado até o dia 20 de outubro e voltado para mulheres migrantes e profissionais da rede de serviços públicos. As pesquisadoras Cátia Kim e Fernanda Nunes falaram sobre política de drogas e direitos humanos, levando para o debate algumas das produções do ITTC.

A roda de conversa estava cheia e com presença massiva das mulheres hoje vinculadas ao CAEMI. As pesquisadoras discutiram sobre histórias de mulheres que tiveram suas trajetórias marcadas pela política de drogas, seja através do contato com a polícia e o cárcere, seja por meio de seus familiares.

Na conversa, a polícia foi identificada como uma instituição que reproduz desigualdades, violência e preconceitos, pela forma como atua ostensivamente dentro da chamada “guerra às drogas” ou em sua função administrativa de regularização migratória.

Um dos pontos debatidos com as mulheres foi a questão da obtenção de documentos para regularização das pessoas migrantes no Brasil. As participantes relataram diversos problemas perante a Polícia Federal, inclusive tratamentos diferenciados a depender da nacionalidade e/ou etnia, além de constantes mudanças nos procedimentos e documentos exigidos, o que dificulta o acesso igualitário à documentação.

O Instituto entende que rodas de conversas como essa são essenciais para o nosso trabalho, pois possibilitam que a discussão sobre garantia de direitos seja feita de forma coletiva e horizontal. São em espaços como esses que as mulheres tecem redes de apoio e encontram forças para lutar contra opressões e violações de direitos.

Compartilhe

nov 8, 2018 | Noticias | 0 Comentários

Posts relacionados