[ITTC – Documenta] – Mulheres “Mulas”: Vítimas do Tráfico e da Lei

As mulheres que transportam drogas, muitas vezes de um país para outro, são conhecidas como “mulas do tráfico”. Apesar de muitas estarem em situação de vulnerabilidade, elas são presas e condenadas como traficantes e acabam em um limbo jurídico e social que desconsidera suas trajetórias pessoais, ignorando que muitas foram vítimas do tráfico de pessoas. As peculiaridades do encarceramento feminino, e sua relação com o tráfico de drogas e o tráfico humano, é um dos temas mais debatidos no ITTC – Instituto Terra, Trabalho e Cidadania.

O vídeo foi realizado durante um debate no ITTC, que se dividiu em duas partes: uma breve apresentação do parecer feito por uma especialista no tema, e um momento de debate aberto para identificar possíveis estratégias que viabilizem na legislação brasileira um tratamento mais humanizado para a pessoa qualificada como ‘mula’ do tráfico de drogas.
Compareceram representantes da Defensoria Pública de São Paulo, Defensoria Pública da União, Pastoral Carcerária – CNBB, Cáritas Arquidiocesana de São Paulo, Missão Paz, CRB Nacional – Conferência Dos Religiosos Do Brasil, Elas por Elas – Vozes e Ações das Mulheres, MCTP – Movimento contra o Tráfico de Pessoas, CLADEM Brasil, Casa de Acolhida das Mulheres de São Paulo, Advogados e Jornalistas.

Durante a semana iremos divulgar pequenos vídeos, com as opiniões dessas instituições a respeito do tema.
Acompanhe!

Faça o download do Parecer Técnico AQUI! parecer

Compartilhe

mar 7, 2014 | Noticias | 0 Comentários

Posts relacionados