[ITTC – Documenta] – Mulheres “Mulas”: Vítimas do Tráfico e da Lei – Luísa Luz

As mulheres que transportam drogas, muitas vezes de um país para outro, são conhecidas como “mulas do tráfico”. Apesar de muitas estarem em situação de vulnerabilidade, elas são presas e condenadas como traficantes e acabam em um limbo jurídico e social que desconsidera suas trajetórias pessoais, ignorando que muitas foram vítimas do tráfico de pessoas. As peculiaridades do encarceramento feminino, e sua relação com o tráfico de drogas e o tráfico humano, é um dos temas mais debatidos no ITTC – Instituto Terra, Trabalho e Cidadania.

Luísa Luz, advogada, alega que é necessário abordar a diferença entre as distintas figuras que fazem parte dessas organizações criminosas, pois as pessoas que ocupam posições de alto comando, e que possuem grande lucro, são muito diferentes de pessoas que trabalham como ‘aviões’ ou como ‘mulas’ do tráfico. O vídeo foi realizado durante um debate no ITTC, que se dividiu em duas partes: uma breve apresentação do parecer feito por uma especialista no tema, e um momento de debate aberto para identificar possíveis estratégias que viabilizem na legislação brasileira um tratamento mais humanizado para a pessoa qualificada como ‘mula’ do tráfico de drogas.

Compareceram representantes da Defensoria Pública de São Paulo, Defensoria Pública da União, Pastoral Carcerária – CNBB, Cáritas Arquidiocesana de São Paulo, Missão Paz, CRB Nacional – Conferência Dos Religiosos Do Brasil, Elas por Elas – Vozes e Ações das Mulheres, MCTP – Movimento contra o Tráfico de Pessoas, CLADEM Brasil, Casa de Acolhida das Mulheres de São Paulo, Advogados e Jornalistas.

Durante a semana iremos divulgar pequenos vídeos, com as opiniões dessas instituições a respeito do tema.

Acompanhe!

Faça o download do Parecer Técnico AQUI ! parecer

 

Compartilhe

fev 28, 2014 | Noticias | 0 Comentários

Posts relacionados