Manifesto pelos direitos das pessoas em situação de prisão

Nos dias 29, 30 de setembro e 01 de outubro de 2021, 35 mulheres cisgênero, trans e travestis de 12 Estados brasileiros, sobreviventes do cárcere e familiares de pessoas privadas de liberdade se reuniram por videoconferência para compartilharmos nossas vivências e nossa luta contra o sistema carcerário. A iniciativa coordenada pelo Programa Gênero e Drogas, do Instituto Terra, Trabalho e Cidadania resultou no 1º Encontro Nacional de Mulheres Sobreviventes do Cárcere e Familiares.

Entendemos que o encarceramento é um problema de todos nós e que precisamos nos conscientizar e nos unir para que nossa luta seja mais forte, não punitivista; sendo necessária a busca de outras soluções que não as grades.

O cárcere é resultado de uma série de violações de direitos contra a população, em sua maioria negra e pobre, exercendo violências específicas contra as pessoas privadas de liberdade e seus amigos e familiares que deixam marcas irreversíveis em suas vidas. Exigimos o fim da perpetuação dessas violações.

Para entender as demandas e reivindicações discutidas, consulte o manifesto e o informe produzidos no Encontro.

LINK PARA O INFORME  AQUI LINK PARA O MANIFESTO AQUI

Compartilhe

Posts relacionados