Reunião de Pauta e Roteiro da Memória

No dia 23 de fevereiro, a equipe do ITTC esteve com o Memórias Carandiru em uma visita guiada pelo Parque da Juventude, local da antiga Casa de Detenção de São Paulo e do Complexo do Carandiru, e pelo Museu Penitenciário Paulista.  

Implodido em 2002, o complexo penitenciário do Carandiru é um símbolo na história do sistema prisional e expõe as problemáticas do cárcere brasileiro, marcado pelo encarceramento em massa, condições precárias e violação de direitos humanos. Apesar da desativação da Casa de Detenção de São Paulo, é crucial lembrar que a Penitenciária Feminina da Capital, que era parte do Complexo Penitenciário do Carandiru, continua ativa e enfrenta, além das questões estruturais do cárcere, violências de gênero. Aliás, esse é um dos espaços de maior incidência do trabalho de atendimento do ITTC.

A visita guiada incluiu passagem pelo Museu Penitenciário Paulista, que fica ao lado do parque. Nele, encontramos relatos e exposições que visam reconstruir elementos importantes da história do sistema penal no BrasilOs objetos apreendidos nas penitenciárias e expostos no museu, como cartas, brinquedos, quadros e maquetes feitas pelas pessoas privadas de liberdade, contam histórias para além da violência, que remetem a afetividade, a arte e a resistência dentro do sistema penal.  

No fim da visita, a equipe se reuniu na biblioteca do Parque da Juventude para a reunião de pauta mensal. Nela, foram discutidos os encaminhamentos internos de cada equipe para o mês de fevereiro.

O ITTC agradece aos educadores do Memórias Carandiru Maurício Monteiro, Helen Baum e Nádia Lima pelo compromisso com a preservação e a difusão da história do Carandiru.

Para acompanhar os eventos de preservação da memória do Carandiru e de discussão de conhecimento sobre o encarceramento em massa, acompanhe o Memórias Carandiru no Instagram.

Compartilhe

Posts relacionados