ITTC e Fundação Pedro Jorge promovem oficina de bordado e papel reciclado

O curso foi direcionado a mulheres atendidas pelo Projeto Migrantes Egressas, do ITTC


Em março de 2019, foi realizado o
evento de encerramento do primeiro ciclo de trabalhos do Projeto Migrantes Egressas, do ITTC. O projeto é um desdobramento do Projeto Estrangeiras, o mais antigo do Instituto, que fornece apoio jurídico dentro das unidades prisionais para mulheres migrantes e as auxilia no contato com familiares.

A experiência de duas décadas de pesquisa e atendimento permite demonstrar que um dos problemas das migrantes em conflito com a lei, ao se tornarem egressas do sistema prisional, é a falta de acesso a direitos básicos, como documentação. Isto faz derivar uma série de complicações e obstáculos, como a dificuldade de acesso a trabalho registrado, fazendo com que não encontrem meios formais de obtenção de renda. Diante desse cenário, uma das opções é recorrer a serviços informais.

Pensando na capacitação dessas mulheres, a Fundação Pedro Jorge e o ITTC realizaram, em parceria, uma oficina de bordado e transformação de papel reciclado.

O curso, chamado Futuro Bordado, já é realizado com mulheres em cumprimento de pena dentro de unidades prisionais em outros estados. Pela primeira vez em São Paulo, aqui ele contemplou egressas do sistema prisional. Ele durou dois dias e aconteceu no Sesc 24 de Maio, no centro de São Paulo. Três oficineiras da Fundação separaram as quinze participantes em dois grupos, os quais se revezaram para realizar as duas atividades oferecidas.

Confira aqui o relato da segunda edição.

Compartilhe

abr 26, 2019 | Noticias | 0 Comentários

Posts relacionados