Na semana do Dia Internacional da Mulher, programação discutirá violações de direitos da maternidade no cárcere
O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de São Paulo recebe no dia 6 de março, terça-feira, o cine debate “Nascer nas prisões”. O evento foi organizado pelo Núcleo Especializada na Promoção e Defesa de Direitos da Mulher (NUDEM) em parceria com o ITTC, a Escola da Defensoria Pública de São Paulo (EDEPE), a Defensoria Pública do Estado de São Paulo e o Núcleo Especializado de Situação Carcerária (NESC).
Com a aprovação do HC coletivo no final de fevereiro, a discussão sobre maternidade no cárcere ganhou novas perspectivas. Estima-se que o encarceramento feminino teve um crescimento de cerca de 700% nos últimos dezesseis anos, segundo dados do Depen. De acordo com os pedidos de Lei de Acesso à Informação (LAI) realizados pelo ITTC em parceria com outras instituições, 4.560 mulheres em prisão provisória deveriam ter acesso à prisão domiciliar.
A programação do cine debate contará com a exibição do documentário homônimo à pesquisa realizada pelo Instituto Fiocruz, “Nascer nas prisões”. O bate-papo, após a exibição, contará com a presença de Aissata Ousmane Bah, migrante e egressa do sistema carcerário, Bia Fioretti, diretora do documentário, Maíra Coraci Diniz, defensora pública e Viviane Balbuglio, pesquisadora do ITTC.
Leia também: “Fiocruz lança estudo sobre maternidade no cárcere”
A pesquisa lançada pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) foi a primeira com uma amostra em nível nacional. Os dados ressaltaram a situação alarmante da maternidade no cárcere. Cerca de 89% das mulheres entrevistadas estavam grávidas antes da prisão e 36% não tiverem acesso adequado aos exames de pré-natal.
O evento é gratuito e aberto ao público. Para participar do evento é necessário realizar a inscrição prévia AQUI.
Serviço
Cine debate “Nascer nas prisões”
06 de março das 17h às 21h
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – São Paulo-SP
Evento gratuito. Inscreva-se aqui!