ITTC media debate sobre encarceramento feminino para jovens de 16 a 24 anos

Debate trouxe panorama sobre encarceramento no Brasil e desmistificou questionamentos sobre as condições enfrentadas pelas mulheres em privação de liberdade

Estudantes do programa de aprendizagem do Senac São Bernardo receberam a pesquisadora Amanda Caroline Rodrigues, do Programa Justiça Sem Muros do ITTC, para uma roda de conversa sobre encarceramento feminino. O público, composto por jovens de 16 a 24 anos ingressando no mundo de trabalho, dialogou sobre as políticas brasileiras de encarceramento e seus impactos na população feminina.

A atividade aconteceu no dia 12 de março e fez parte da ação ‘Diálogos na Biblioteca’, que propõe a reflexão de temas atuais na sociedade, muitas vezes sugeridos pelos próprios estudantes. 

A pesquisadora Amanda Rodrigues iniciou o evento apresentando, de forma geral, a situação do sistema prisional no Brasil, que atualmente possui a terceira maior população carcerária do mundo, com mais de 755 mil pessoas em privação de liberdade. O perfil da população em situação de prisão também foi pautado para apresentar conceitos debatidos nas publicações e ações do ITTC, como seletividade penal e encarceramento em massa.

O ponto de partida para falar sobre encarceramento feminino foi a animação que apresenta os principais dados do relatório ‘MulhereSemPrisão: enfrentando a (in)visibilidade das mulheres submetidas à justiça criminal’ e todo o procedimento realizado desde a prisão em flagrante até o primeiro contato da mulher com um juiz ou uma juíza. Após, o debate também trouxe as especificidades e desafios enfrentados pelas mulheres migrantes em conflito com a lei, público com o qual o ITTC trabalha há mais de 15 anos.

O espaço para perguntas dos jovens percorreu caminhos para desmistificar impressões do senso comum sobre a mulher em situação de prisão, também debatidas em artigos do ITTC Explica. Respostas a questões sobre o procedimento tomado quando a mulher é presa grávida, a situação das crianças que estão com elas, as condições de higiene e as motivações do crime fecharam o diálogo com os estudantes.

Compartilhe

mar 23, 2020 | Noticias | 0 Comentários

Posts relacionados

ITTC - Instituto Terra, Trabalho e Cidadania
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.