ITTC lança relatório sobre Alternativas Penais em Salvador

Na última quinta-feira (27), o Instituto Terra, Trabalho e Cidadania lançou oficialmente o relatório “Fora de Foco – Caminhos e descaminhos de uma política de alternativas à prisão” no auditório do Ministério Público, em Salvador. O evento contou com a presença do Coletivo de Entidades Negras, de representantes da Rede Social – CSU – Narandiba, da Defensoria Pública, do Ministério Público, do Poder Judiciário, da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização, da Coordenadora Geral da CEAPA, Andréa Mércia, e do Professor Riccardo Cappi, professor da Universidade Estadual de Salvador.

Mariana Camara apresenta o relatório “Fora de Foco” | Foto: Núcleo de Comunicação CEAPA

A escolha da cidade para recepção do evento de lançamento deve-se, sobretudo, ao trabalho desenvolvido pela Central de Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas – CEAPA na Bahia, que inspira práticas no campo de alternativas penais e se esforça para ampliar a utilização das alternativas como política pública capaz de deslocar a resposta punitiva encarceradora tradicional do Judiciário.

A presença do Coletivo Entidades Negras reforçou a necessidade de enfrentamento da questão racial no que diz respeito à escolha de determinada parcela da população para lotar os presídios e ser vítima dos homicídios policiais. A promotoria, a Defensoria e a representante da Rede Social – CSU – Narandiba reiteraram, ainda, a necessidade de repensar os paradigmas do sistema penal para elaborar respostas distintas, capazes de romper com o ciclo de violência que o cárcere alimenta.

Espaços de troca e debate entre diferentes atores têm sido essenciais para a elaboração dessa política. Os esforços conjuntos realizados ao longo dos últimos anos entre o ITTC e outros atores que trabalharam na área frutificaram também na produção do Manual de Gestão para uma Política de Alternativas Penais, que aponta direcionamentos importantes para a utilização da política em um sentido desencarcerador e garantista de direitos.

Confira o relatório aqui.

Saiba mais sobre as alternativas penais:
Alternativas ao encarceramento é tema de último evento do Ciclo de Debates #MulhereSemPrisao
ITTC Explica: O que são alternativas penais?
Infográfico: Como as alternativas penais podem diminuir o encarceramento?
Reunião de trabalho sobre a política nacional de alternativas penais

Compartilhe

ago 4, 2017 | Noticias | 0 Comentários

Posts relacionados

ITTC - Instituto Terra, Trabalho e Cidadania
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.