População dos CDPs em SP é mais que o dobro da capacidade

Print

Imagem: Junião

A Ponte Jornalismo publicou uma matéria sobre a superlotação nos Centros de Detenção Provisória (CDPs) em São Paulo. Segundo a reportagem, a população dos CDPs do estado corresponde a mais que o dobro de sua capacidade.

O texto aponta que as penitenciárias do estado também têm o mesmo problema de superlotação, e ressalta que a política de encarceramento em massa afeta principalmente jovens pobres e negros: “De acordo com Francisco de Barros Crozera, ‘o cárcere não é a solução para problemas de segurança pública e tampouco serve como instituição ressocializadora, ainda mais em condições de superlotação’. O advogado ressalta que ‘o Estado vem aprisionando maciçamente jovens de baixa renda, de baixa escolaridade, predominantemente negros. Os mesmos que não têm acesso à educação de qualidade, saúde, lazer, saneamento básico etc.’”

Leia a reportagem completa.

Para o ITTC, a solução para a superlotação do sistema carcerário não é construir mais presídios, e sim desencarcerar. Outros países que também têm prisões superlotadas, como os Estados Unidos, já têm começado a utilizar práticas de desencarceramento, buscando alternativas aos problemas do sistema prisional.

Compartilhe

set 15, 2016 | Noticias | 0 Comentários

Posts relacionados

ITTC - Instituto Terra, Trabalho e Cidadania
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.