Veja quais foram as notícias da semana no blog do ITTC

Confira a seguir as matérias publicadas no blog no ITTC de 2 a 6 de março. Além do Clipping Semanal, enviamos mensalmente nossa Seleção de Notícias, com os principais eventos, notícias e artigos do Instituto. Caso você queria recebê-la, envie seu nome completo e e-mail para: comunica@ittc.org.br.

Exibição do documentário “Ilegal” provoca reflexões a respeito do uso medicinal da maconha e sua descriminalização

No dia 22 de janeiro, o ITTC realizou uma sessão de cinema na Defensoria Pública da União para aproximadamente 30 pessoas, entre elas: equipe, estudantes, defensores públicos e representantes de instituições parceiras. Na oportunidade foi exibido o documentário Ilegal, dirigido por Tarso Araújo e Raphael Erichsen, que aborda a polêmica em relação ao uso da substância canabidiol (CBD) – medicamento derivado da Cannabis sativa, sem propriedades alucinógenas, recentemente permitido no Brasil – foi uma oportunidade para a equipe do Instituto Terra, Trabalho e Cidadania discutir a questão das drogas no país contando com a presença de um dos diretores do filme, Tarso Araújo. Confira!

Desencarceramento feminino: Decisões do STF reafirmam a necessidade de medidas alternativas à prisão para mulheres

Por Raquel da Cruz Lima, pesquisadora do programa Justiça Sem Muros do Instituto Terra, Trabalho e Cidadania

O tema das alternativas à prisão de mulheres foi objeto de duas importantes decisões recentes do Supremo Tribunal Federal. Em dois Habeas CorpusHC 126107 e HC 126003 – impetrados pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo foi questionada a manutenção de mães presas preventivamente por tráfico de drogas na Penitenciária Feminina da Capital (PFC), unidade que possui uma ala materno-infantil, adaptada apenas no ano passado, sem qualquer profissional de saúde – de pediatria ou enfermagem – para o acompanhamento dos bebês e das mães, e com estrutura arquitetônica inadequada, o que inclui celas cujas janelas ficam permanentemente abertas, expondo os bebês a doenças. Leia mais.

558 presos morreram na prisão nos últimos quatro anos

Matéria publicada em espanhol no veículo chileno “La Tercera”, traduzida pela Equipe de Comunicação do ITTC.

A principal razão pela qual faleceram foram doenças, seguida por brigas entre os presos. A Gendarmería do Chile assegurou que “tem se esforçado para diminuir” as mortes. Continue lendo.

“Prisão não traz mais segurança”

O Brasil apostou nas últimas décadas em prisões no atacado como arma contra a criminalidade. A taxa de encarceramento cresceu em ritmo alucinante, o País tem a quarta maior população prisional do mundo (mais de 600 mil, segundo dados extraoficiais) e, na velocidade atual, chegará a 2022 com 1 milhão de detentos. É um cenário de autoria coletiva. Parlamentares aprovam mais leis criminalizadoras, governos concentram sua política de segurança pública em algemas e construção penitenciárias, juízes priorizam as ordens de reclusão em seus despachos. Clique aqui.

Compartilhe

mar 7, 2015 | Noticias | 0 Comentários

Posts relacionados