Veja quais foram as notícias da semana no blog do ITTC

Confira a seguir as matérias publicadas no blog no ITTC de 2 a 6 de março. Além do Clipping Semanal, enviamos mensalmente nossa Seleção de Notícias, com os principais eventos, notícias e artigos do Instituto. Caso você queria recebê-la, envie seu nome completo e e-mail para: comunica@ittc.org.br.

Exibição do documentário “Ilegal” provoca reflexões a respeito do uso medicinal da maconha e sua descriminalização

No dia 22 de janeiro, o ITTC realizou uma sessão de cinema na Defensoria Pública da União para aproximadamente 30 pessoas, entre elas: equipe, estudantes, defensores públicos e representantes de instituições parceiras. Na oportunidade foi exibido o documentário Ilegal, dirigido por Tarso Araújo e Raphael Erichsen, que aborda a polêmica em relação ao uso da substância canabidiol (CBD) – medicamento derivado da Cannabis sativa, sem propriedades alucinógenas, recentemente permitido no Brasil – foi uma oportunidade para a equipe do Instituto Terra, Trabalho e Cidadania discutir a questão das drogas no país contando com a presença de um dos diretores do filme, Tarso Araújo. Confira!

Desencarceramento feminino: Decisões do STF reafirmam a necessidade de medidas alternativas à prisão para mulheres

Por Raquel da Cruz Lima, pesquisadora do programa Justiça Sem Muros do Instituto Terra, Trabalho e Cidadania

O tema das alternativas à prisão de mulheres foi objeto de duas importantes decisões recentes do Supremo Tribunal Federal. Em dois Habeas CorpusHC 126107 e HC 126003 – impetrados pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo foi questionada a manutenção de mães presas preventivamente por tráfico de drogas na Penitenciária Feminina da Capital (PFC), unidade que possui uma ala materno-infantil, adaptada apenas no ano passado, sem qualquer profissional de saúde – de pediatria ou enfermagem – para o acompanhamento dos bebês e das mães, e com estrutura arquitetônica inadequada, o que inclui celas cujas janelas ficam permanentemente abertas, expondo os bebês a doenças. Leia mais.

558 presos morreram na prisão nos últimos quatro anos

Matéria publicada em espanhol no veículo chileno “La Tercera”, traduzida pela Equipe de Comunicação do ITTC.

A principal razão pela qual faleceram foram doenças, seguida por brigas entre os presos. A Gendarmería do Chile assegurou que “tem se esforçado para diminuir” as mortes. Continue lendo.

“Prisão não traz mais segurança”

O Brasil apostou nas últimas décadas em prisões no atacado como arma contra a criminalidade. A taxa de encarceramento cresceu em ritmo alucinante, o País tem a quarta maior população prisional do mundo (mais de 600 mil, segundo dados extraoficiais) e, na velocidade atual, chegará a 2022 com 1 milhão de detentos. É um cenário de autoria coletiva. Parlamentares aprovam mais leis criminalizadoras, governos concentram sua política de segurança pública em algemas e construção penitenciárias, juízes priorizam as ordens de reclusão em seus despachos. Clique aqui.

Compartilhe

mar 7, 2015 | Noticias | 0 Comentários

Posts relacionados

ITTC - Instituto Terra, Trabalho e Cidadania
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.