Agenda Municipal para Justiça Criminal vira PL de Suplicy

O vereador Eduardo Suplicy (PT/SP) protocolou no dia 10 de agosto, na Câmara Municipal da cidade de São Paulo, o Projeto de Lei “Política Municipal de Atendimento às Pessoas em Restrição de Liberdade e Egressas” construído em diálogo com as propostas da Agenda Municipal para Justiça Criminal do ITTC.

O Projeto de Lei 537/2017 se propõe a repensar as práticas repressivas que tem prevalecido nas políticas  municipais de segurança pública, tendo como uma de suas diretrizes fortalecer o papel da Administração Municipal na atenção às pessoas em contato com a justiça criminal e egressas do sistema prisional, contribuindo para romper com o ciclo de violências e desigualdade promovido pelo sistema penal.

A Agenda, lançada este ano com apoio da Rede Justiça Criminal em parceria do Instituto Betty e Jacob Lafer, sintetiza uma série de propostas de atuação para o poder público municipal, buscando trazer visibilidade para a responsabilidade dos municípios em políticas que enfrentam o encarceramento em massa e seus impactos nas cidades.

Para a advogada e pesquisadora do ITTC, Nina Cappello, a agenda é importante porque “a principal política pública direcionada às pessoas selecionadas pelo sistema penal é marcada pela violência policial, abordagens das guardas civis e discriminação nos serviços municipais. Na agenda, nós apresentamos uma série de propostas para buscar inverter essa lógica, que só tem reforçado a desigualdade social e a piora da vida nas cidades”.

Outras organizações da sociedade civil, trabalhadoras e trabalhadoras dos serviços municipais que atuam no tema e mandatos de vereadores, como Toninho Vespoli, também têm contribuído para a concretização das propostas da Agenda Municipal.

Saiba mais:
Implementação da Agenda Municipal para Justiça Criminal é discutida em 28 municípios
ITTC Entrevista: Monique Cruz
ITTC Entrevista: Toninho Vespoli


Confira a série “Município e Encarceramento em massa” publicada no Justificando:

Existe pena perpétua no Brasil?

O acesso a direitos das pessoas em conflito com a lei

É possível solucionar conflitos no município fora da justiça penal?

Municípios: territórios do encarceramento em massa

Município e encarceramento em massa: o que podemos fazer sobre isso?

Compartilhe

ago 15, 2017 | Artigos, Noticias | 0 Comentários

Posts relacionados

ITTC - Instituto Terra, Trabalho e Cidadania
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.