O ITTC inicia o Projeto de Apoio à Ressocialização dos Internos da Penitenciária Mário de Moura Albuquerque. A partir de pesquisa e de levantamento das necessidades dos homens presos, o ITTC ofereceu orientação e implementou, entre outras atividades culturais, a produção de uma horta junto aos homens que estavam no “seguro”, a fim de melhorar a alimentação de todos e permitir que tivessem a oportunidade de sair de suas celas.
O ITTC participa da criação do Grupo de Estudos e Trabalho (GET) Mulheres Encarceradas ao lado de organizações como a Associação Juízes para a Democracia (AJD), o Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), a Associação Brasileira de Defesa da Mulher da Infância e da Juventude (ASBRAD), o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim) e a Pastoral Carcerária. Desde sua criação, o grupo tem atuado em temas como o direito das mulheres presas à visita íntima, contra a revista vexatória e o direito ao indulto de mulheres.
Na sede do ITTC, Luiz Eduardo Greenhalgh promove um ato de desagravo ao Padre Júlio Lancelotti por agressões sofridas na unidade masculina da FEBEM de Franco da Rocha.