Dez documentários para entender o sistema de justiça criminal e encarceramento

Desde o dia 11 de julho, o SESC São Paulo 24 de maio abriga a campanha “Encarceramento em massa é justiça?”, que busca estimular o debate sobre o sistema penitenciário brasileiro. A campanha é realizada em parceria com a Rede Justiça Criminal, composta pelo ITTC e mais sete organizações da sociedade civil. No espírito dessa discussão, preparamos uma lista com dez produções audiovisuais para entender melhor o sistema criminal e o encarceramento em massa.

JUSTIÇA (2004)

Por Maria Augusta Ramos

Imagem: divulgação

Sinopse: ”Justiça”, documentário de Maria Augusta Ramos, pousa a câmera onde muitos brasileiros jamais puseram os pés – um Tribunal de Justiça no Rio de Janeiro, e nos faz enxergar o teatro social e as estruturas de poder – aquilo que, em geral, nos é invisível.  Acompanhando o cotidiano de alguns personagens, tanto os que trabalham ali diariamente (defensores públicos, juízes, promotores) como os que estão de passagem (réus), percebemos o desenho da sala, os corredores do fórum, a disposição das pessoas, o discurso, os códigos, as posturas – detalhes visuais e sonoros que ganham relevância diante das lentes.  Em geral, nosso olhar é formado pela visão do cinema norte-americano com os ”filmes de tribunal”. ”Justiça”, sob esse aspecto, é um choque de realidade.

Filme completo: https://www.youtube.com/watch?v=qUWZHNWcj7U

JUÍZO (2008)

Por Maria Augusta Ramos

Foto: divulgação

Sinopse: “Juízo” acompanha a trajetória de jovens pobres menores de 18 anos de idade diante da lei, entre o instante da prisão ao julgamento por roubo, tráfico, homicídio. Com sequências filmadas em audiências reais e visitas ao Instituto Padre Severino, local de reclusão dos menores infratores, as imagens revelam as consequências de uma sociedade que manda os filhos ter “juízo”, mas não o põe em prática.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=OAIUgmMZq1s

Filme completo: https://www.youtube.com/watch?v=UymNRVuilnA

TORTURA E ENCARCERAMENTO EM MASSA NO BRASIL (2015)

Por Pastoral Carcerária

Imagem: divulgação

Sinopse: Tortura não é exceção, mas instrumento inerente ao sistema carcerário. As precaríssimas condições das prisões, onde viceja toda a ordem de violação da integridade e da dignidade humana, são, em si mesmas, torturadoras. O encarceramento massivo das camadas mais pobres da população, que é o mesmo povo periférico que sempre viu negado seus direitos e acesso a programas sociais, se apresenta como uma política torturadora dos/as marginalizados/as. 

Vídeos completos: https://www.youtube.com/watch?v=9W9WwSgyf_8
                                  https://youtu.be/cTSgBhSU-dI

SÉRIE MULHERESEMPRISÃO (2016)

Por ITTC

Imagem: divulgação

Como se prende no Brasil?
Sinopse: O minidocumentário “Como se prende no Brasil?” reúne especialistas na área de justiça criminal, agentes públicos, membros de organizações sociais e ativistas de direitos humanos para apresentar um panorama sobre as engrenagens do encarceramento no Brasil.

Porque é melhor não prender
Sinopse: Desirée e Raquel têm histórias parecidas com a maioria das mulheres presas hoje no Brasil: jovens, mães, provedoras de seus lares e acusadas de delitos sem violência. O acesso a uma alternativa à prisão foi fundamental na vida delas.

SEM PENA (2014)

Por Eugenio Puppo

Imagem: divulgação

Sinopse: Nenhuma população carcerária cresce na velocidade da brasileira, que já é a terceira maior do mundo. O filme desce ao inferno da vida nas prisões brasileiras para expor as entranhas do sistema de justiça do país, demonstrando como morosidade, preconceito e a cultura do medo só fazem ampliar a violência e o abismo social existente.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=DsnZIMkk_9o

Filme completo: https://www.youtube.com/watch?v=2pctKmjMigQ

C(ELAS) (2017)

Por Gabriela Santos Alves

Imagem: divulgação

Sinopse: Os meses finais da gravidez e os primeiros após o nascimento de um bebê são experiências únicas na vida de uma mulher. Mas e quando esse cotidiano é vivido dentro de uma penitenciária?

Filme completo: http://portacurtas.org.br/filme/?name=celas23011

Além destes, outros documentários podem ajudar a entender essa questão e já tiveram sua resenha no nosso site. Confira:

AUTO DE RESISTÊNCIA (2018)

Por Natasha Neri e Lula Carvalho

Imagem: divulgação

Sinopse: Um documentário sobre os homicídios praticados contra civis pela polícia do Rio de Janeiro, em casos conhecidos como “autos de resistência”. O filme acompanha a trajetória de personagens que lidam com essas mortes em seus cotidianos, mostrando o tratamento dado pelo Estado aos casos desde o momento em que um indivíduo é morto, passando pela investigação da polícia à fase de arquivamento ou julgamento por um tribunal do júri.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=5QJUPanVCUo

13ª EMENDA (2016)

Por Ava DuVernay

Imagem: divulgação

Sinopse: Documentário que discute a décima terceira emenda à Constituição dos Estados Unidos – “Não haverá, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar sujeito a sua jurisdição, nem escravidão, nem trabalhos forçados, salvo como punição de um crime pelo qual o réu tenha sido devidamente condenado” – e seu terrível impacto na vida dos afro-americanos.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=h4uGff8OScM

CORPO DELITO (2017)

Por Pedro Rocha

Imagem: divulgação

Sinopse: Preso há oito anos, Ivan Silva ganhou o direito de sair da cadeia em regime semiaberto, mas pena para se adaptar à nova rotina. Apesar de estar livre da superlotação carcerária, continua preso a uma tornozeleira eletrônica e compartilha entre quatro paredes seu incômodo com amigos e familiares, impossibilitado de sair às ruas e fazer o que realmente deseja sem ter os passos vigiados pela polícia.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=1XQDEXNwbM0

O FILHO DOS OUTROS (2017)

Por Coletivo Rebento

Imagem: divulgação

Sinopse: websérie documental sobre a redução da maioridade penal, em 4 episódios.

Vídeos completos: https://www.youtube.com/playlist?list=PLXU1OHf0DbohnhSAaoarO3epmCHQSmEaX

Conheça mais as nossas produções: http://ittc.org.br/canal/videos/

Compartilhe

set 20, 2018 | Noticias | 0 Comentários

Posts relacionados