15 indicações para entender a importância do ‘Dia Mundial dos Direitos Humanos’

Encarceramento em massa, desigualdade de gênero, racismo, violência institucional, conflitos de terra e ataques à população indígena: todos essas problemáticas estão sob o amplo guarda chuva dos Direitos Humanos e fazem parte da luta histórica do ITTC. Neste 10 de dezembro, consagrado como o Dia Mundial dos Direitos Humanos, reunimos alguns textos que trazem reflexões sobre o que, afinal,  são Direitos Humanos.

Artigos

ITTC Explica: Direitos Humanos
As discussões em torno dos “Direitos Humanos” têm sido recorrentes no debate público. Dos movimentos sociais que lutam em sua defesa, passando pelas ONG´s que denunciam suas violações até os programas televisivos que os questionam, bem como os discursos de políticos que os criticam, o tema nunca esteve tão em pauta. O termo tem sido recorrentemente utilizado de forma equivocada, e até oportunista, e por isso o ITTC Explica procurará esclarecer um pouco a questão. Continue lendo.

20 anos de luta: direitos humanos e justiça criminal
Repressão. Violência. Preconceito. Retrocessos. Essas são algumas das questões-chave debatidas atualmente quando se fala sobre políticas públicas e garantia de direitos fundamentais. Mundialmente, tem se observado a insurgência de diversos movimentos que lutam pela garantia dos Direitos Humanos. Quando pensamos tal panorama dentro da justiça criminal, o cenário é bem mais limitado. Continue lendo.

Sobre memória, cárcere e migração
Maria Magdalena, falecida em junho de 2018 por motivos de saúde, era uma mulher sul-africana, idosa, que chegou ao Brasil em 2014 e foi presa sob acusação de tráfico internacional de drogas. Em maio de 2016, ela teve deferido o direito de progressão ao regime aberto pelo poder judiciário estadual e passou a cumprir pena em meio aberto na cidade de São Paulo. Quando vinha ao escritório do ITTC sempre nos contava sobre seu desejo de voltar para casa e reencontrar a sua família, com quem mantinha contato eventual por meio de ligações. Continue lendo.

“Nós sabemos muito bem que nossa liberdade é incompleta sem a liberdade dos palestinos”
A estrutura da ocupação israelense é também uma estrutura de apartheid, privatizada e que visa o lucro, e essa estrutura se reflete no Brasil e em outros lugares do mundo. O neoliberalismo como racionalidade de Estado busca controlar e selecionar determinadas populações com base no racismo, sexismo, colonialismo, entre outros, de forma a perpetuar, por exemplo, essa ocupação israelense na Palestina, e que também faz matar e encarcerar pessoas negras e indígenas no Brasil. Continue lendo.

#MulhereSemPrisão: reflexões sobre identidades de gênero nas audiências de custódia
Duas pessoas foram levadas a uma audiência de custódia, aparentando se tratar de um homem cisgênero¹ e de uma mulher, também cisgênero.  No entanto, ambas foram interpeladas por prenomes femininos: *Joana e *Carina². Joana vestia roupas socialmente atribuídas ao feminino, possuía cabelos longos, era negra. Ela era companheira de Carina, também negra, cabelos raspados, bigode, e vestia roupas socialmente atribuídas ao masculino. Continue lendo.

Os desafios para o acesso à educação nas prisões do brasil
Não são necessários muitos dados para que a precarização da educação no Brasil se torne uma afirmação entre a população. Pensar no acesso ao ensino básico obrigatório e também na infraestrutura e qualidade do conteúdo oferecido, então, torna-se um desafio quando se fala de educação nas prisões. Continue lendo.

Audiovisual

Nos anos 50, era o Hotel Cambridgde. hoje, é a moradia de 150 famílias
Era o Hotel Cambridge explora a luta pela moradia através de um novo arranjo e de novos protagonistas. Incorporando migrantes da ocupação, o longa-metragem retrata não só a carência de políticas que contemplem pessoas moradoras de zonas periféricas, mas também a ausência do devido acolhimento e reconhecimento dos direitos das pessoas migrantes. Continue lendo.

Sete artistas da América Latina que falam sobre direitos humanos e diversidade cultural
A América Latina, com sua multiplicidade de culturas e costumes, também é cenário de vulnerabilidades, tanto no contexto social como no político. Fomentando o respeito à diversidade cultural e o acesso às realidades múltiplas que compõem a região, o ITTC criou uma playlist com artistas que trazem em sua produção um reflexo da realidade que vivem, ajudando a ampliar as vozes de suas populações. Confira!

Filme ‘auto de resistência’ retrata a violência nas ações policiais
O documentário começa com a cena da “Chacina de Costa Barros”, ocorrida em novembro de 2015, em um bairro periférico do Rio de Janeiro. Wilton, Wesley, Cleiton, Carlos Eduardo e Roberto, jovens de 16 a 25 anos, foram alvejados dentro de um carro com 111 tiros por policiais do 41° Batalhão. Este mesmo Batalhão, conhecido por ser o mais mortífero da capital fluminense, vinha sendo denunciado pela vereadora Marielle Franco, assassinada em março deste ano. Continue lendo.

Egressos do sistema prisional: o que o município tem a ver com isso?
No vídeo sobre pessoas egressas do sistema carcerário, o rapper Kric contou um pouco a respeito das dificuldades que encontrou ao sair da penitenciária, como o forte estigma que a passagem pelo sistema prisional traz no dia-a-dia, desde tentativas de regularizar sua documentação até procurar emprego. Continue lendo.

Livros

Direitos humanos é assunto de criança
Temas como migração, refúgio, conflitos religiosos e guerras são geralmente listados como assuntos para “gente grande”, o que impede, muitas vezes, que o público infantil entenda os diversos marcos históricos e o contexto político atual. A complexidade dos temas ganha um novo olhar para as crianças por meio dos livros infantis. Confira a lista.

Livro sobre discurso punitivo na corte interamericana de direitos humanos é lançado em são paulo
Publicado pela editora CEI, o livro é resultado do trabalho de mestrado de Raquel Lima, no qual foram analisadas decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos que tratam do dever dos Estados de investigarem e punirem responsáveis por violações de direitos humanos. Continue lendo.

Chimamanda Ngozi Adichie explora pautas de direitos humanos em livro de contos
Um dos destaques da coletânea é o conto “Cela um”, que abre o livro. Chimamanda penetra o universo do sistema prisional e também da violência na Nigéria e cria uma narrativa que imerge a pessoa que está lendo na realidade contada. Continue lendo.

Entrevistas

ITTC entrevista: Beatriz Besen e Laila Sala
Conversamos com a psicóloga Beatriz Besen e a educadora Laila Sala sobre a experiência e a busca de alternativas para resolução de conflitos fora da esfera penal. Confira a entrevista.

ITTC Entrevista: Suzane Jardim
Conversamos com Suzane Jardim, idealizadora da campanha “Liberdade para Rafael”, sobre como o caso de Rafael Braga representa uma realidade disseminada pelo território brasileiro e omitida pelo Estado através da guerra às drogas. Leia a entrevista.

Compartilhe

dez 7, 2018 | Noticias | 0 Comentários

Posts relacionados

ITTC - Instituto Terra, Trabalho e Cidadania
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.